Não se engane, existe uma regrinha básica – mas muitas vezes ignorada – sobre o plano de negócio que precisa ser seguida: primeiro elabore e só depois execute.
Após ter a sua ideia de negócio é hora de validá-la e entender todas as questões que o envolve, antes de já ir logo abrindo as portas.
É necessário avaliar se a sua ideia de negócio é válida e aceita no mercado, entender o tamanho do investimento que deverá ser feito e quais são as etapas de desenvolvimento do negócio, assim como sua rotina de funcionamento e a previsão do retorno do investimento. E é com o plano de negócio que você fará todas essas constatações.
Tenha em mente que é no desenvolvimento do plano de negócio que você terá espaço para detalhar e aprofundar o máximo possível sobre os conhecimentos do seu negócio, prevendo assim possíveis erros e armadilhas, antecipando problemas e facilitando a gestão do seu negócio.
Por isso, para elaborar o seu plano de negócio de forma que alcance os resultados esperados e em um cenário realista, é necessário seguir os passos abaixo:
1. Verifique se existe mercado e oportunidade para o negócio que pretende abrir. Um bom ponto de partida para isso é avaliar se a sua proposta irá solucionar realmente o problema ou necessidade de alguém.
2. Pesquise, converse com pessoas para validar e avaliar a sua ideia. Você pode aproveitar para testar quantas vezes for necessário até chegar aonde deseja.
3. Identifique e mapeie todos os seus concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos. É importante nesta etapa que você aponte o diferencial do seu negócio em relação aos deles e que ele fique bem claro.
4. Mantenha seus pés no chão. Não há problemas em sonhar, mas para a criação de um plano de negócio eficiente, quanto mais realista você for, maiores são as chances de obter sucesso na implantação dessa ferramenta. Afinal, você está lidando com dinheiro, seja o seu ou o de um investidor.
5. É indispensável que você simule diferentes cenários para a sua projeção de crescimento e lucratividade. Uma vez que todo empreendedor corre o risco de fazer suposições que nem sempre se concretizam, simular situações reais pode ajudá-lo a se manter fiel à realidade.
6. De nada adianta um plano de negócios bonito no papel e impossível na prática. Desenvolva um plano de negócio que seja executável, não imagine grandes parcerias ou cenários irreais, ou pior – não ignore fatores externos que podem influenciar seu negócio e que você não tem nenhum poder sobre suas consequências.
7. Em paralelo ao seu plano de negócio é importante que você ative sua rede de contatos para que se torne mais palpável a possibilidade de tirar a ideia do papel. Uma boa forma de fazer isso é contatando clientes e fornecedores por meio das redes sociais.
8. Seja resoluto. Não dê inúmeras voltas com intermináveis informações que seriam totalmente dispensáveis para seu plano de negócio. Descarte toda e qualquer informação que não seja essencial.
9. Precisão deve ser a palavra de ordem para a elaboração de um plano de negócio com grandes chances de sucesso. Defina prazos para todas as etapas e determine os responsáveis por cada uma delas.
10. Não ache que seu plano de negócio deva ser imutável. Flexibilidade é um dos segredos para o sucesso. A cada nova experiência com seu produto ou serviço e mercado você sentirá necessidade de alterar seu plano de negócio e não há problema algum com isso.
É fundamental que o seu plano de negócio esteja sempre atualizado e em movimento, documentando e refletindo todas as descobertas que você fez ao longo do caminho. As mudanças nos processos acontecerão e você não deverá temer isso, pois a resistências às alterações farão do seu plano de negócio apenas um instrumento ultrapassado e fadado ao fracasso.