QUAL É A TAXA DE ATIVIDADE DAS EMPRESAS NO BRASIL? 

Nos últimos anos a taxa média de atividade das empresas passou de 54% para 77%. Em boa parte, essa melhora se deve à ampliação do número de Microempreendedores Individuais (MEI). Quando os MEI são excluídos da análise, a taxa de atividade cresce apenas 4 pontos percentuais, passando de 54% para 58%.

Com a criação do MEI e a formalização de certos trabalhos, como os ambulantes, por exemplo, gerou-se um impacto positivo no cálculo da taxa de atividade de empresas porque, além da taxa desse segmento ser mais alta, a sua participação no total de empreendimentos passou de 0% para 63% do total de empresas criadas.

Quais são os principais motivos do fechamento de empresas no Brasil?
Não é correto definir um único fator para o fechamento das empresas, mas sim, uma combinação de fatores. Com mais relevância, separamos quatro grandes fatores: a situação do empresário antes da abertura, o planejamento dos negócios, a capacitação em gestão empresarial e a gestão do negócio em si.
A probabilidade de fechamento é maior entre os empresários que estavam desempregados antes de abrir o negócio, que tinham pouca experiência no ramo, que abriram o negócio por necessidade (ou exigência de cliente/fornecedor), tiveram menos tempo para planejar, não conseguiram negociar com fornecedores, não conseguiram empréstimos em bancos, não aperfeiçoavam produtos ou serviços, não investiam na capacitação da mão-de-obra, não buscaram inovar, não faziam o acompanhamento rigoroso de receitas e despesas, não diferenciavam seus produtos e não investiam na sua própria capacitação em gestão empresarial.

Qual é a principal dificuldade enfrentada no primeiro ano de atividade de empresa?
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2016, com empresas criadas em 2011 e 2012, mostra que as principais dificuldades enfrentadas no primeiro ano de atividade foram: falta de clientes (16%), falta de capital (16%), falta de conhecimento (12%), mão de obra (10%), imposto/ tributos (10%), inadimplência (6%), concorrência (4%) e burocracia (4%).

O que teria sido útil para evitar o fechamento das empresas, na opinião dos empresários?
Ao serem confrontados com a realidade do fechamento das suas empresas, os pontos mais citados por empreendedores que encerraram suas atividades dos seus negócios, mostra que, na opinião deles, teria sido útil para evitar o fechamento do negócio: menos impostos e encargos, mais clientes, crédito mais facilitado e um melhor planejamento do negócio.

Qual é o impacto da crise econômica dos últimos anos sobre as novas empresas?
A taxa de sobrevivência das empresas nos últimos anos subiu a 77%. Porém estima-se uma tendência de queda dessa taxa, devido à crise econômica que se agravou nos últimos anos.
Vendo os relatos acima, pode-se colocar algumas práticas em uso para tentar evitar que sua empresa engrosse essa estatística de empresas que encerraram suas atividades nos últimos anos, algumas delas são: Ter um bom planejamento sobre os rumos que você dará a sua empresa, seja no campo financeiro ou em produtos, matéria prima, etc. Qualificação profissional, para estar sempre antenado as novidades do seu mercado, mas, outro ponto importante a ser tratado é o auxílio qualificado para ter um maior controle sobre a vida financeira da sua empresa. E para isso, tem a Aliar Sistemas, um sistema administrativo, que foi criado exatamente pensando em como facilitar a administração do seu negócio, te ajudando a entender melhor os números da sua empresa, mas também emitindo nota fiscal, fazendo o gerenciamento de estoque e tantas outras funções que poderão salvar o seu empreendimento. Além da Aliar Sistemas Ter um software completo, ela conta com uma equipe especializada, que te ampara desde o treinamento, até o suporte ao cliente aos fins de semana.

  • Av. Amazonas 2086, Barro Preto
  • BH/MG - CEP 30.180-010
  • Segunda a Sexta 8 as 18H