Quem nunca ouviu dizer que a venda é uma arte e um bom vendedor já nasce com essa aptidão?! Ao meu ver, há um pouco de controvérsia nesse senso comum. Isso porque para ser um bom vendedor o talento somente não basta, o sucesso com as vendas passa necessariamente por planejamento e controle, ou seja, uma gestão de vendas bem feita.
É inegável que as vendas são fundamentais para manter qualquer negócio estabelecido no mercado e em constante posição de crescimento. Mas ainda assim, elas somente não conseguem manter esse resultado por muito tempo, daí a gestão do setor de vendas se torna indispensável para manter o equilíbrio interno da empresa.
No entanto, o que geralmente acontece é que empresários quando estão iniciando seus negócios acreditam ser possível gerenciar as vendas de seus produtos ou serviços de forma muito primária, quase manual. E assim tratam muitos outros setores da empresa.
Para quem almeja um futuro ambicioso para o negócio e anseia pelo crescimento da empresa e aumentar o seu alcance, será obrigatório a profissionalização dos processos. E sabe por quê?
Sem um controle efetivo e que realmente funcione quando a empresa começar a crescer e a clientela aumentar, o problema baterá à sua porta. Como planejar e gerir tantos dados e informações de forma manual? E como garantir que no meio dessa desordem você não deixará de fechar vendas significativas para o desenvolvimento da empresa?
Entendeu agora tamanha a importância de uma gestão de vendas? Por isso, neste artigo vou explicar sobre a gestão de vendas e darei dicas de como implementá-la da melhor forma possível em sua empresa e tudo que envolve o sucesso desse processo. Confira!
No mundo dos negócios a palavra gestão é constantemente usada, mas o que ela quer dizer? A gestão nada mais é do que a capacidade de administrar todas as questões que envolvem uma tarefa.
Quando aplicado ao contexto da gestão de vendas, o termo pode ser explicado como a administração do setor de vendas de uma empresa, envolvendo todo e qualquer recurso relacionado ao funcionamento do negócio.
Diferente do que muitas pessoas pensam, a gestão de vendas não deve ser preocupação apenas das grandes empresas.
Isso porque, explicando de maneira muito simples, a gestão de vendas ajuda na organização de metas relacionadas a toda a empresa por meio do planejamento, treinamento e gerenciamento de recursos, sendo assim se torna essencial para qualquer tipo de empresa, independentemente do tamanho.
Toda e qualquer empresa deve sim implantar o processo de gestão de vendas, que para ser efetivo e bem feito, passa, obrigatoriamente, pela capacidade de apresentar soluções focadas no esforço de vendas.
E o motivo para isso é óbvio. Se a sua empresa não está vendendo, uma hora ou outra o pior acontece. Mas o que muitos empresários não sabem – ou ignoram – é o fato de que a performance de vendas de um negócio envolve muito mais que ter um bom produto e comercializá-lo.
O processo de vendas para ser efetivo envolve muitos outros detalhes e cuidados, e é aí que surge a necessidade da gestão de vendas.
Pois só por meio dessa gestão você conseguirá identificar as deficiências do setor, corrigir os erros e consequentemente aumentar as vendas e o faturamento.
Como já falei anteriormente, a principal função da gestão de vendas é otimizar a administração desse setor.
Mas quando se tem uma estratégia de gestão de vendas bem definida, respeitando as especificidades do seu tipo de negócio, esse procedimento ganha outros objetivos, como:
• Aumentar a produtividade da empresa
• Aprimorar seu produto ou serviço
• Conquistar vantagens competitivas no mercado
Assim, com o seu plano de gestão traçado, conforme as necessidades de seu negócio, será possível agir em convergência às metas da empresa para alcançar um crescimento exponencial do setor de vendas, o que irá influenciar toda a empresa.
Para iniciar a implementação da gestão de vendas da sua empresa, primeiramente você deverá escolher uma pessoa capaz de planejar e coordenar a equipe de vendas.
Nesse caso você deverá levar em consideração pontos como conhecimentos técnicos e operacionais, assim como o modo que essa pessoa lida com os outros funcionários.
Essa é uma escolha que precisa ser feita de forma criteriosa, pois será deste gestor que o sucesso da sua estratégia de gestão de vendas dependerá.
Além disso, será a atitude e postura dele que motivará ou não a equipe, o que influenciará diretamente na performance das vendas.
O segundo ponto da implementação da gestão de vendas é a flexibilidade. Mudanças poderão ocorrer ao longo do caminho e é necessário que você e sua equipe saibam lidar com essas questões, pois essas mudanças que permitirão o ajuste de ações ineficazes ou caminhos errados.
Uma gestão flexível tem muito mais chances de alcançar resultados incríveis, pois essa flexibilidade lhe dará o benefício de corrigir erros antes que grandes estragos aconteçam.
Dito isso, é hora de pensar no próximo passo: capacitação da equipe.
É fundamental que os funcionários passem por treinamentos e cursos que ofereçam o aprendizado organizacional para que todos trabalhem alinhados às mesmas perspectivas e permita o cumprimento das atividades de forma coerente.
Por fim – mas muito importante – para que a gestão de vendas seja feita de forma a alcançar todos os objetivos desejados, é indispensável que você invista em um software de gestão que processe informações e ofereça métricas suficientes para a análise do processo, apontando acertos e falhas.
Uma opção de ferramenta desse tipo que está conquistando o mercado e é muito indicada pelos clientes é a Aliar Sistemas.
Um software de gestão que compreende as necessidades específicas de cada modelo de negócio para oferecer ao empreendedor uma ferramenta que se adéqua ao seu negócio, facilitando assim a gestão do seu negócio e proporcionando a redução de custos, excelência no atendimento e segurança contábil.
Se o objetivo da gestão de vendas e descomplicar e facilitar a administração do setor, na hora de implementá-la na empresa não pode ser diferente. Nenhuma empresa tem tempo a perder, afinal tempo é dinheiro, por isso o processo de implantação da gestão de vendas não pode ser burocrático ou muito demorado.
Pensando nisso, separamos 4 sugestões de ferramentas simples, mas poderosas, que você pode inserir no seu setor de vendas para fazer esse controle de forma eficiente e sem dificuldade de adaptação da equipe.
Conheça abaixo as ferramentas em um breve resumo e entenda quais são as mais úteis para o seu tipo de negócio:
Esta ferramenta nada mais é que um controle visual importante para identificar lacunas de oportunidades. Por meio desse mapa é possível entender a relação de clientes x produtos ou serviços comprados ou que ainda possam ser comercializados. O ponto alto desta ferramenta é que é simples e instiga o vendedor a sair da sua zona de conforto.
Uma agenda realmente útil é aquela que evita a perda de tempo e dispersão. Assim, a agenda produtiva é uma ferramenta muito valiosa se combinada ao mapa de oportunidades, pois permite ao vendedor criar mais compromissos que convergem ao cumprimento das metas.
Essa ferramenta simula e ilustra o processo de vendas a partir de um funil. O topo diz respeito aos clientes em potencial, o meio do funil refere-se à qualificação dos clientes potenciais a partir do contato inicial em que se levanta informações relevantes para o fechamento da venda.
Se ao final do funil não houver nenhum negócio fechado, a ferramenta também servirá como um termômetro que apontará erros no processo. E permitirá que ações sejam traçadas com o objetivo de despertar interesse nos potenciais clientes e realizar vendas.
Vendedores de sucesso têm muito bem controlado em que período será realizada determinada venda para um certo cliente. Se a sua equipe ainda não tem esse planejamento muito bem alinhado é hora de começar a fazê-lo.
Essa iniciativa ajuda o setor de vendas a ter previsões de vendas mais assertivas, o que permitirá a empresa programar investimentos em estoque e demais necessidades do seu modelo de venda e entrega.
Chegamos ao final desse texto, e a lição principal que fica é que, no final das contas, a maior parte dos os esforços da sua empresa para garantir lucratividade, são voltados às vendas. E é por isso que se faz tão necessária a gestão eficiente desta área.
O objetivo de hoje é para que você entenda, de uma vez por todas, o que é e como funciona a gestão de vendas para empresas, independentemente do seu tamanho.
Por fim, fica o aprendizado de que seja a sua empresa pequena ou grande, um software de gestão é investimento obrigatório para que seu setor de vendas obtenha sucesso.
De forma simples, na hora de optar por uma ferramenta, o ideal é que escolha aquela que tenha recursos essenciais para uma boa gestão de vendas, como controle de estoque, gerenciamento financeiro, emissão de nota fiscal e outros.
Veja Ainda :
https://www.aliar.com.br/conteudo/segredos-para-fidelizar-clientes.html
https://meetime.com.br/blog/vendas/melhores-cursos-de-vendas/
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