A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE PARA O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA.

Motivação, liderança, engajamento e equipe. O que essas palavras representam para você, empreendedor?! Se a sua resposta é não muito, então pode ser que o seu negócio esteja correndo sérios riscos.

Isso porque, uma equipe motivada e engajada possui uma produtividade 50% maior, segundo pesquisa feita por uma consultoria especializada em gestão de pessoas. Dito isso, é importante ressaltar que somente alguém com espírito de liderança – e não somente com postura de gestor – é capaz de desenvolver esses sentimentos em seus funcionários.

Para começar a falar deste assunto, é importante desmistificar a ideia de que funcionário satisfeito com a empresa é somente aquele que consegue um bom salário e estabilidade. Muito mais que isso, o engajamento e sentimento de pertencimento ao ambiente motivam muito mais a equipe.

Uma vez que quando envolvidos no negócio percebem que são essenciais no cumprimento de um objetivo, se dedicam a isso e sentem-se satisfeitos com a simples oportunidade dada a eles para seu desenvolvimento profissional.

Considerando todas essas características e o cenário pelo qual as empresas passam atualmente, este post vai apresentar tudo o que você precisa saber para motivar seus funcionários. Você verá como manter uma equipe engajada e quais os resultados disso.

Como fazer com que a equipe se sinta engajada com os objetivos da empresa?

– Busque formas de motivar os funcionários

Pensando que uma empresa que deseja se consolidar no mercado precisa performar bem e focar seus esforços em crescer de forma saudável e constante, a equipe tem papel indispensável.

Mas como fazer com que seu funcionário trabalhe em convergência com seus objetivos e entusiasmado por fazer parte do projeto?

Simples, faça com que ele vista a camisa da empresa e sinta-se motivado a trabalhar. Um funcionário motivado só traz vantagens para o negócio e é capaz de alcançar resultados incríveis.

Para que você entenda o quanto é fundamental que a sua equipe se sinta motivada a trabalhar, separei 3 grandes benefícios que a motivação da equipe proporciona ao seu negócio:

• Vantagem competitiva

Se você acredita que competitividade é algo ruim, cuidado! Competitividade é uma consequência natural do treinamento e desenvolvimento da mão de obra em uma empresa. Assim, apresentar vantagem competitiva e contar com um diferencial que a concorrência não tem.

Como induzir essa vantagem competitiva em sua equipe? Por meio de treinamentos e dando a eles espaço na empresa para mostrarem suas habilidades.

Além disso, nos seus processos de admissão de funcionários, busque por aqueles que tenham perfis mais preparados e adequados aos objetivos da empresa, assim além de gerarem melhores resultados, esses profissionais são capazes de colocar sua empresa a frente da concorrência.

• Aumento dos níveis de qualidade

A matemática é simples: o sucesso de uma empresa está diretamente relacionado à qualidade da sua equipe. Esteja sempre ciente de que quanto mais preparada, motivada e eficiente a sua equipe estiver mais elevada será a qualidade dos processos e serviços do seu negócio, assim como o relacionamento entre funcionários e o atendimento ao cliente.

• Maior produtividade

Pessoas motivadas estão mais dispostas a aprender e mostrar resultados. Diante desta lógica, quanto mais você acreditar no potencial da sua equipe e passar isso a ela, melhores resultados serão apresentados nos treinamentos e suas performances trarão números incríveis para a empresa.

Além disso, eles terão mais espaço para desenvolverem suas habilidades pessoais e aplicá-las em prol da empresa, o que gera grande satisfação pessoal e o motiva ainda mais. Criando assim um ciclo contínuo.

Depois de entender como você só tem a ganhar com a motivação da equipe, é preciso que fique claro de que forma você conseguirá alcançar esse objetivo.

Para isso separamos algumas dicas valiosas que vão ajudá-lo a implementar com sucesso a política de motivação da equipe na sua empresa, veja:

1 – Ofereça um ambiente de trabalho saudável

Respeito, espírito colaborativo, transparência e diálogo devem ser princípios disseminados para garantir que todos se sintam bem e satisfeitos com o ambiente de trabalho.

É importante que seja estabelecida uma política de intolerância a brincadeiras pejorativas e situações constrangedoras que exponha o funcionário.

Sempre que houver algum problema a ser resolvido com seu funcionário, chame-o para conversar – de maneira respeitosa – mantendo sempre um diálogo direto e estando aberto para receber críticas e sugestões.

Outra iniciativa que pode ajudar muito a construir um ambiente saudável é promover reuniões periódicas com o intuito de ouvir o que os funcionários têm a dizer sobre a empresa, apontando sugestões de melhorias e dando suas opiniões sobre determinados problemas.

Além disso, invista nas confraternizações em datas comemorativas, isso possibilita uma interação maior entre os funcionários e até mesmo com os gestores.

2– Reconheça o esforço da sua equipe

O retorno financeiro é com certeza um fator motivador de um funcionário, mas pessoas não trabalham somente pelo dinheiro e sim também para serem reconhecidas pelo que fazem. Por isso, é fundamental que você consiga expressar a sua equipe como seu trabalho é valioso para a empresa, parabenizando-a e incentivando constantemente.

Não chame um funcionário para conversar somente quando algo der errado ou para apontar erros, crie o hábito de dar feedbacks positivos a equipe de forma a deixá-lo mais incentivado a cumprir as metas e alcançar os objetivos. Tenho seu esforço reconhecido, seu funcionário não precisará de uma premiação financeira para se sentir motivado.

3 – Disponibilidade e disposição

O dono de um negócio nunca pode parecer inalcançável para seus funcionários. É importante que você passe para sua equipe que você está ao lado deles trabalhando por um mesmo objetivo e que seu papel é facilitar o trabalho de toda equipe.

Esteja sempre disponível e disposto a escutar o que a sua equipe tem a dizer, deixe que eles sintam que têm espaço para uma comunicação direta.

O respeito pela sua figura de empreendedor surgirá pelo que você faz em benefício da empresa e dos funcionários e não simplesmente por uma hierarquia de cargo.

4 – Supra as necessidades da equipe

É o seu dever garantir aos funcionários condições para que eles desenvolvam um bom trabalho. Seja material de escritório, computador, novas tecnologias, softwares ou treinamentos, você não deve negar isso a eles.

Imagine, por exemplo, que um funcionário solicita a você que adquira um software de gestão para a empresa, uma solução que além de facilitar e otimizar o trabalho dele trará melhores resultados para a empresa.

Ao se negar a fazer esse investimento, você não apenas está desmotivando o seu funcionário e dificultando o trabalho dele como também impedindo que seu negócio se aperfeiçoe nos processos e resultados.

Se sua equipe identifica que o trabalho não está sendo tão produtivo quanto poderia por questões que podem ser facilmente resolvidas e você não elimina essa dificuldade da rotina de trabalho dela, a confiança míngua e o desânimo pode tomar conta do grupo.

5 – Crie metas de performance

Dê a equipe objetivos possíveis de serem alcançados. Estabeleça tanto metas individuais como para todo o grupo e faça com que eles sintam que cada um possui uma parcela de responsabilidade na conquista dos objetivos.

Defina como meta qualquer questão seja importante para a empresa como, por exemplo, margem de lucro, número de comissão, prazo de conclusão de projetos, redução de custos e muitos outros.

6 – Sucessos devem ser comemorados

Por menor que seja uma conquista, ela não deve passar despercebida. Deixe que a equipe saiba da sua satisfação pelo feito e que reconhece seus esforços.

Nesses casos, elogios públicos, pequenos agrados – chocolates, por exemplo – ou oferecer um almoço a toda a equipe é uma ótima iniciativa e mostra seu agradecimento a dedicação dos funcionários.

Se o tamanho da conquista for algo grande, de altíssima relevância para a empresa, porque não realizar uma comemoração? Assim, a cada novo grande desafio os funcionários se sentirão ainda mais motivados a superá-lo.

– Não deixe de investir na capacitação e treinamento da equipe

Não se engane, o investimento em treinamento, cursos e desenvolvimento de equipe é indispensável para empresas que desejam crescer e vencer a concorrência.

Por isso, se você tem a intenção de elevar o nível de qualidade do seu produto ou serviço e aumentar a produtividade e satisfação dos clientes procure preparar tecnicamente sua equipe para que adquiram mais conhecimento e consigam aplicar no melhor desenvolvimento da sua empresa.

Os treinamentos de equipe permitem que os funcionários identifiquem seus pontos fortes e fracos e os trabalhem para se sentirem mais seguros e confiantes para desempenharem suas atividades.

Além dos treinamentos de capacitação, uma boa dica é investir em treinamentos de reciclagem, para que seus funcionários fiquem por dentro das atualizações sobre as áreas que trabalham, tenham conhecimento de novas ferramentas e métodos disponíveis no mercado.

No entanto, para que essa política de treinamentos seja eficiente é fundamental que ela seja aplicada de forma contínua, sem com o objetivo de desenvolver o profissional para o retorno seja visto nos resultados da empresa.

Desta forma, fica fácil compreender que treinamento não é dinheiro gasto, e, sim, investimento de recursos na equipe. Você perceberá o retorno, posteriormente, com as melhorias dos números e lucro da empresa.

Conclusão

Ao longo deste texto foi possível refletir bastante sobre qual tem sido o papel da sua equipe no desenvolvimento do seu negócio não é mesmo?! Se na sua percepção, seus funcionários são coadjuvantes, está na hora de rever essa posição. Está na hora de começar a investir na parte-chave de qualquer empresa: as pessoas.

É impossível pensar no sucesso do negócio separadamente do sucesso da equipe. Sendo assim, para alcançar resultados incríveis você deve fazer a sua equipe se sentir – e ser – incrível. Você verá o potencial humano que tem na sua empresa e alcançar resultados que, individualmente, uma única pessoa não seria capaz de conquistar.

Então, se você almeja um futuro próspero para seu negócio, agora já sabe! Comece hoje a investir e cuidar dos seus funcionários.

Veja Ainda :

https://www.aliar.com.br/conteudo/onze-segredos-fidelizar-clientes-em-2020

https://meetime.com.br/blog/vendas/melhores-cursos-de-vendas/

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