Ao longo deste texto, falamos sobre a importância de se ter um CNPJ e alguns benefícios que as empresas conquistam junto com ele. Mas separamos 6 vantagens realmente significativas que as empresas já regularizadas com o CNPJ têm em relação àquelas que atuam na informalidade. Confira:
1- Aumento na cartela de clientes
Normalmente, empresas dão prioridade para contratação de prestadores de serviço que possuem CNPJ e emitem nota fiscal. Pois, quando empresas de médio e grande porte contratam um autônomo, elas têm um gasto adicional de 20% relacionado ao INSS que deve ser pago ao governo.
2- Mais credibilidade diante do mercado
Não há dúvidas de que o CNPJ agrega a uma empresa o aspecto de profissionalismo e confiança. Assim, consumidor e fornecedor sentirão muito mais segurança em fechar um negócio com uma empresa formalizada. E não é apenas fornecedor e consumidor que se sentem mais seguros, bancos oferecem melhores condições a empresas formalizadas e os órgãos públicos podem oferecer incentivos fiscais.
3- Alíquotas de impostos mais baixas
Enquanto um autônomo pode chegar a pagar um valor em torno de 32,5% de Imposto de Renda, PF e INSS, uma empresa pagará apenas 6%, caso seja optante pelo Simples Nacional, ou a partir de 17% em atividades como consultoria ou serviços profissionais. Grande diferença, não é mesmo?!
4- Benefícios especiais para pequenas empresas
Empresas de pequeno porte, como é o caso das micro e pequenas empresas, podem optar pelo Simples Nacional, regime tributário que oferece inúmeras facilidades como a simplificação de sete tributos em um, alíquotas mensais a partir de 6%, simplicidade na abertura e fechamento da empresa e uma redução de até 80% na burocracia. Além de muitos outros benefícios.
5- Isenção de impostos para retirada de lucros
Sendo uma empresa optante pelo Simples Nacional, você tem o benefício de poder transferir os lucros da empresa para a conta dos sócios sem pagar impostos adicionais. Além disso, a divisão de lucros é isenta de INSS e imposto de Renda Pessoa Física.
6- Custo menor com INSS e direito à aposentadoria
Para autônomos, a alíquota do INSS, imposto referente a aposentadoria, é de 20%, enquanto que para empresas do Simples Nacional, o percentual é quase a metade, apenas 11% sobre o pró labore. Além da aposentadoria, o INSS garante benefícios como: salário maternidade, pensão, auxílio reclusão e outros.